Benefício indenizatório pago pelo INSS ao segurado que, após sofrer um acidente, apresente sequelas permanentes que reduzam sua capacidade para o trabalho. Pode ser acumulado com o salário e é devido até a aposentadoria.
Benefício previdenciário pago pelo INSS ao segurado que cumpre os requisitos para se aposentar, garantindo renda mensal permanente. Oferece segurança financeira ao trabalhador ao final da vida laboral, em suas diversas modalidades previstas em lei.
Benefício previdenciário pago aos dependentes do segurado de baixa renda preso em regime fechado. Garante a subsistência da família durante a reclusão, desde que o segurado mantenha a qualidade de contribuinte e cumpra os requisitos legais.
Previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), assegura um salário mínimo mensal ao idoso com 65 anos ou mais que comprove baixa renda. É um benefício assistencial, sem exigência de contribuição ao INSS.
Concedido a pessoas com deficiência que possuam impedimentos de longo prazo e comprovem não ter meios de sustento. Previsto na LOAS, garante um salário mínimo mensal, independentemente de contribuição previdenciária.
Destinado a pessoas com limitações físicas permanentes que impossibilitam o trabalho e a autossustentação. É um benefício assistencial pago pelo INSS, conforme os critérios de renda e incapacidade previstos na LOAS.